Deficiência de vitamina B12

A vitamina B12 é muito importante para o nosso organismo, pois está envolvida na formação das células sanguíneas e também tem relação com o sistema nervoso, ajudando na formação dos neurônios.

Ela não pode ser produzida pelo organismo, devendo ser obtida por meio da alimentação. Os alimentos ricos em vitamina B12 são: carnes, ovos, peixes, leites e derivados.

A deficiência dessa vitamina pode se instalar de forma insidiosa e indolente, e levar a quadros hematológicos e neurológicos bastantes graves. Por isso, é preciso estar atento aos seus sinais e sintomas!

• Cansaço e fadiga muscular

• Anemia

• Sintomas depressivos

• Alteração de memória

• Formigamentos

O nível de vitamina B12 é avaliado através de exame de sangue. A dosagem de dois metabólitos, a homocisteína e o ácido metilmalônico, podem contribuir para a sua avaliação, pois aumentam diante da deficiência dessa vitamina.

Abaixo seguem algumas causas comuns de deficiência de B12.

• Uso de medicamentos como omeprazol e metformina

• Gastrite atrófica

• Cirurgia bariátrica

• Disbiose intestinal

• Consumo excessivo de bebida alcoolica

• Doenças intestinais como Chron, retocolite ulcerativa e doença celíaca

Vale lembrar que mesmo que a vitamina B12 esteja dentro do valor de referência nos exames de sangue, sabemos que já pode cursar com sintomas de deficiência quando estiver abaixo de 400-450pg/mL.

A suplementação de B12 não é necessária a todos, tendo em vista que é uma vitamina abundante na nossa alimentação. Pacientes com risco aumentado de deficiência de vitamina B12 se beneficiam da suplementação dessa vitamina de maneira preventiva. Idosos são especialmente suscetíveis a deficiência de B12 pela redução da acidez estomacal. Veganos também devem monitorar seus níveis de vitamina B12 e ficar atentos à necessidade de reposição.

A critério médico, a reposição pode ser feita na forma de comprimidos, por via oral, ou de maneira injetável, por via intramuscular e/ou endovenosa.

Dra. Gabriele Denti De Geroni

Endocrinologista e Metabologista