top of page

Como funcionam os análogos de GLP-1 (Ozempic, Saxenda, Victoza, Trulicity, Rybelsus)



O GLP-1 (Glucagon-like Peptide-1) é um hormônio produzido pelo nosso intestino que é liberado na presença de glicose, e que sinaliza ao cérebro que estamos alimentados, diminuindo o apetite.

Ele também retarda o esvaziamento gástrico, aumenta a secreção de insulina glicose-dependente e inibe a secreção de glucagon no pâncreas, diminui a produção de glicose no fígado, além de ter ações indiretas sobre o tecido adiposo e sobre o sistema cardiovascular.


Os análogos de GLP-1 são medicamentos que agem de forma semelhante ao hormônio natural, pois possuem uma estrutura química muito parecida mas com uma meia-vida muito maior.

Esta classe revolucionou o tratamento da obesidade e do diabetes tipo 2 nos últimos anos, não só pelo controle da glicemia e dos fatores relacionados com a síndrome metabólica, mas também pela proteção cardiovascular e renal que ofereceram ao paciente.


E quais são eles?

  1. Ozempic (via subcutânea)

  2. Saxenda (via subcutânea)

  3. Victoza (via subcutânea)

  4. Trulicity (via subcutânea)

  5. Rybelsus (via oral)

As pesquisas também indicam que esses medicamentos tem ação no sistema nervoso central, reduzindo a ativação dos centros de recompensa cerebral em resposta aos alimentos muito desejáveis, como doces e frituras.


Não use medicamentos por conta própria! Procure um endocrinologista de confiança!

Gabriele Denti De Geroni

Médica Endocrinologista e Metabologista

CRM/RS 38.463 | RQE 34.821



bottom of page