top of page

OBESIDADE - Um Outro Jeito de Olhar


04 de março é o Dia Mundial da Obesidade

A campanha deste ano, realizada em conjunto pela Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica (ABESO) e a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), com o apoio da Federação Mundial de Obesidade, é sobre mudar a perspectiva: ver a obesidade como o problema de saúde pública que ela é.

Vivemos em um ambiente obesogênico, que induz pessoas geneticamente propensas a ganhar peso. As taxas de obesidade estão aumentando rapidamente, particularmente entre crianças e em países de baixa renda.


O relatório da Federação Mundial de Obesidade publicado nessa semana mostrou que, neste ritmo, teremos mais da metade da população com obesidade ou sobrepeso, com impacto estimado em 3% do PIB. O relatório constatou também que a obesidade infantil pode mais que dobrar em relação aos níveis de 2020, para 208 milhões de meninos e 175 milhões de meninas até 2035.


No Brasil, a estimativa é de que em 2035 teremos 41% da população com obesidade.

Por isso, é fundamental uma visão mais atenta e acolhedora pelos profissionais de saúde, com o objetivo de reduzir estigmas, preconceitos e barreiras para o tratamento da doença. Além disso, políticas públicas de impacto, com regulação do marketing de alguns alimentos, rotulagem adequada e taxação de produtos ultraprocessados de baixa qualidade nutricional são indispensáveis.


Gabriele Denti De Geroni

Médica Endocrinologista e Metabologista

CRM/RS 38.463 | RQE 34.821

bottom of page