Triglicerídeos elevados: o que você precisa saber?

A hipertrigliceridemia atinge elevadas proporções atualmente, decorrente da maior prevalência de diabetes, obesidade e sedentarismo. Pode ocorrer de forma isolada ou combinada com outras alterações lipídicas, como por exemplo a elevação de colesterol. Possui várias etiologias e pode ser classificada como primária ou secundária. A base genética da hipertrigliceridemia primária foi identificada em apenas 5% dos casos. Já a secundária tem algumas causas bastante comuns: obesidade, alcoolismo, hipotireoidismo, doença renal crônica, diabetes e alguns tipos de medicamentos.

Elevações de TG > 500 mg/dl (e principalmente > 1.000 mg/dl) aumentam o risco de pancreatite aguda, e por isso necessitam de tratamento medicamentoso. Além disso, é importante saber que lipoproteínas ricas em TG e seus remanescentes têm um papel na aterogênese, contribuindo para a ocorrência de doenças cardiovasculares, como o infarto agudo do miocárdio.

A dislipidemia típica dos diabéticos é caracterizada por triglicerídeos elevados e níveis baixos de HDLc, e com o controle da doença, habitualmente conseguimos alcançar o adequado controle da hipertrigliceridemia.

As modificações no estilo de vida são fundamentais no tratamento, e devem incluir exercício físico regular e alimentação balanceada, com redução de consumo de álcool, gorduras e carboidratos simples (doces em geral, pães, massas, biscoitos, bolos). Em indivíduos obesos, a meta deve ser uma redução de pelo menos 5 a 10% do peso corporal.

A terapia medicamentosa, nos casos mais graves, pode ser feita através dos fibratos, inicialmente, e também do ácido nicotínico e do ômega 3. A combinação de medicamentos pode ser necessária. E embora sejam os fármacos de escolha para tratamento da elevação do colesterol, as estatinas também são capazes de reduzir os TG e aumentar HDLc, com melhores resultados em pacientes com elevação moderada de ambos, TG e LDLc.