top of page

Colesterol e risco cardiovascular



O colesterol é fundamental para o funcionamento do organismo, pois faz parte da membrana das células e está relacionado com a produção dos ácidos biliares e dos hormônios esteroides.


O LDL (“colesterol ruim”) está relacionado com as doenças cardiovasculares, pois quando em excesso se deposita nas artérias, contribuindo para a formação das placas de ateroma e aumentando o risco de infarto agudo do miocárdio (IAM) e de acidente vascular cerebral (AVC).

O excesso do colesterol ocorre por fatores genéticos e alimentares. Por isso, adotar um estilo de vida saudável é fundamental, mantendo uma rotina de exercícios fisicos e alimentação adequada. É importante evitar o consumo em excesso de gorduras saturadas (produtos de origem animal, como carnes, queijos gordurosos, nata, manteiga; e também alguns alimentos de origem vegetal, como o óleo de côco) e de gorduras trans (alimentos processados como bolacha, bolo, sorvete, doces, frituras).


O tratamento é feito de forma individualizada, após a análise do risco cardiovascular de cada paciente. Para isso, utilizamos algumas calculadoras de risco, onde incluímos outros dados (e não somente o valor isolado do colesterol) como idade, sexo, valores de pressão arterial, diabetes, tabagismo e história familiar de doença cardiovascular. A grande maioria dos pacientes será tratada com a classe das estatinas, medicamentos seguros que reduzem não só o colesterol no sangue, mas também o risco cardiovascular, e esse sim é o verdadeiro objetivo do tratamento.


Gabriele Denti De Geroni

Médica Endocrinologista e Metabologista

CRM/RS 38.463 | RQE 34.821

@gabriele.endocrino

bottom of page