Menopausa e composição corporal

A menopausa natural costuma ocorrer entre os 45 e 55 anos de idade, com a suspensão permanente dos ciclos menstruais devido à falência da atividade folicular ovariana.

Embora nem todas as mulheres experimentem sintomas exuberantes, a deficiência de estrogênio pode resultar em sintomas físicos e também psicológicos, incluindo fogachos, insônia, diminuição de libido e irritabilidade.

Nessa fase da vida, podemos observar também a redistribuição e o aumento da massa gorda: há redução de gordura subcutânea e aumento de gordura visceral (abdominal), especialmente. E muito além da estética, essa mudança na composição corporal pode favorecer o aparecimento de doenças metabólicas, como dislipidemia (colesterol elevado), resistência insulínica e diabetes, aumentando o risco cardiovascular dessas pacientes.

Nas mulheres com indicação e sem contraindicações, sabemos que a reposição hormonal é segura, traz inúmeros benefícios quando iniciada logo após o início da menopausa e melhora muito a qualidade de vida. Mas NÃO HÁ recomendação de reposição hormonal APENAS visando a melhora da composição corporal!

Sabendo dessas alterações esperadas no metabolismo da mulher, podemos nos antecipar às mudanças de estilo de vida necessárias nesta fase. Manter um estilo de vida saudável é fundamental, com dieta equilibrada e prática regular de exercícios físicos (resistência + aeróbico).

Procure sempre um profissional capacitado para indicar e acompanhar o seu tratamento!