Coisas que você precisa saber sobre a menopausa

A menopausa é definida como a suspensão permanente dos ciclos menstruais (por pelo menos 12 meses), secundária à falência da atividade folicular ovariana, e costuma ocorrer entre 45 e 55 anos de idade.

A perimenopausa (climatério) é o período de transição da fase reprodutiva para a não reprodutiva, em que predominam os ciclos anovulatórios e os níveis de estradiol são flutuantes. Este período pode durar de 1 a 3 anos e a mulher já começa a experimentar os sintomas da deficiência hormonal. Os principais são:

• Irregularidade menstrual ou mudança do padrão habitual da menstruação (ciclos superiores a 7 dias ou sangramentos frequentes ininterruptos);

• Sintomas vasomotores, como os fogachos (ondas de calor de início súbito e sudorese, principalmente à noite);

• Sintomas genitourinários: incontinência urinária, ressecamento vaginal, infecções urinárias de repetição, diminuição de libido;

• Redução da densidade mineral óssea, levando à osteopenia e/ou osteoporose;

• Redistribuição da gordura corporal, com perda de massa muscular e aumento de gordura (principalmente a visceral, localizada na região abdominal);

• Sintomas neuropsiquiátricos: insônia, perda de memória, irritabilidade e labilidade emocional;

• Piora da flacidez corporal e redução da síntese de colágeno e elastina na pele e nas articulações.

O melhor tratamento para pacientes com sintomas é a terapia hormonal da menopausa. Existe muita preocupação sobre os seus riscos, mas é importante que não esqueçamos dos inúmeros benefícios que ela pode proporcionar quando a paciente se encontra na janela de oportunidade de tratamento e não apresenta contraindicações absolutas para o seu uso.

As mulheres que não podem fazer reposição hormonal são aquelas com história de:

• câncer de mama

• câncer de endométrio

• câncer de ovário

• doença coronariana ou cerebrovascular

• sangramento vaginal inexplicado ou nódulo de mama suspeito

• tromboembolismo venoso

• lúpus em atividade

• doença hepática

Para as mulheres com contraindicação, podemos fazer uso de tratamentos alternativos, a depender dos sintomas: alguns antidepressivos podem ser usados para alívio de fogachos, por exemplo.

O tratamento da menopausa é sempre individualizado: em decisão conjunta com a paciente, escolhemos a melhor opção. Mas lembre-se que manter um estilo de vida saudável (com exercício físico regular, sono reparador e alimentação de boa qualidade) faz parte do tratamento!