top of page

Você já ouviu falar em SARCOPENIA?



A massa óssea e a massa muscular aumentam até a idade adulta jovem (em torno de 30 anos) e depois começam a declinar.


O termo SARCOPENIA descreve a perda de massa muscular esquelética generalizada, habitualmente associada ao envelhecimento. Também pode ser secundária a algumas doenças crônicas, levando a quedas, redução da mobilidade e da qualidade de vida, bem como predisposição a doenças cardiometabólicas, artrose, depressão e osteoporose. Também pode cursar com aumento de mortalidade.


Fique atento a familiares com histórico de quedas frequentes, fraqueza muscular, marcha lenta, dificuldade para se levantar da cadeira e perda de peso involuntária.

A avaliação pode ser feita através de bioimpedância, densitometria de corpo inteiro, medidas de força padronizadas ou desempenho em tarefas do dia-a-dia, como sentar-se e levantar-se de uma cadeira sem apoio, por exemplo.

Exercícios físicos, especialmente a musculação, são recomendados na prevenção e no tratamento da sarcopenia, bem como o aporte de proteínas adequado na dieta (ou através de suplementos como whey protein), a suplementação de cálcio e vitamina D (se necessário), o controle do diabetes e o abandono do tabagismo e do alcoolismo.


Gabriele Denti De Geroni

Médica Endocrinologista e Metabologista

CRM/RS 38.463 | RQE 34.821


bottom of page