top of page

Puberdade precoce: tudo que você precisa saber!


A puberdade é o período de transição do corpo de criança para o de adulto, em que ocorrem modificações fisiológicas secundárias à ação dos hormônios sexuais e aumento da velocidade de crescimento.

  • O primeiro sinal nas meninas é o aparecimento do broto mamário, que normalmente ocorre após os 8 anos. Ocorre ainda o aparecimento de pelos pubianos e axilares.

  • Nos meninos, o primeiro sinal é o aumento do volume testicular e se inicia normalmente após os 9 anos. Em seguida, progride com crescimento do pênis, surgimento de pelos pubianos e axilares, aumento da musculatura, aparecimento de barba e alterações do timbre da voz.


Antes dessa idade, a puberdade é considerada precoce e pode levar à redução da estatura final e gerar transtornos psicológicos.

Ela pode ser classificada em dois tipos:

  1. Dependente do GnRH (puberdade precoce central ou verdadeira): quando a hipófise é ativada antes da hora e passa a produzir os hormônios LH e FSH, que estimulam os ovários e os testículos. O "despertar" precoce pode ser por problemas no hipotálamo ou na hipófise, como tumores, traumas e malformações, ou ser idiopático, quando não achamos uma causa;

  2. Independente do GnRH (puberdade precoce periférica): doenças das glândulas adrenais, dos ovários ou dos testículos, que cursem com excesso dos hormônios sexuais.

A obesidade infantil é um importante fator de risco para o início precoce da puberdade, especialmente nas meninas. Há uma tendência natural ao longo das últimas décadas de antecipação dos sinais de puberdade, sendo muito frequentes as apresentações de variantes da normalidade. No período da pandemia, vimos um aumento expressivo de casos. O ganho de peso associado ao tempo excessivo de telas (computador, celular, televisão) pode justificar esse achado.

E como é feito o diagnóstico?

  • História clínica e exame físico;

  • Avaliação do raio-x da idade óssea;

  • Dosagem sanguínea dos hormônios sexuais;

  • Ultrassom pélvico;

  • Ressonância magnética da glândula hipófise, se necessário.


O bloqueio da puberdade precoce vai depender da causa. Em caso de suspeita, procure um endocrinologista!


Gabriele Denti De Geroni Médica Endocrinologista e Metabologista CRM/RS 38.463 | RQE 34.821




bottom of page