top of page

Hipotireoidismo e gestação



Durante a gravidez ocorrem mudanças importantes no organismo da mulher e no funcionamento da tireoide. Os hormônios tireoidianos tem um papel importante no desenvolvimento saudável da gestação e do feto. Por isso, nesta fase, precisamos ter alguns cuidados especiais.


Durante a gestação, a glândula da tireoide materna é mais exigida. Por isso, a avaliação do hormônio TSH deve ser o primeiro exame a ser realizado. É ele que vai avaliar qual o risco da gestante evoluir para uma disfunção tireoidiana ou diagnosticar um problema que ela já possa ter, para que o tratamento seja feito precocemente.


Quando a glândula tireoide não funciona corretamente, ela pode causar problemas de fertilidade e durante a gestação, como por exemplo aborto, anemia, aumento de sangramentos, hipertensão, déficit cognitivo no bebê, prematuridade, baixo peso, etc.


Durante a gravidez, as mulheres portadoras de hipotireoidismo devem ter a sua dose diária de T4 aumentada habitualmente. E adesão ao tratamento é muito importante. A ingestão do hormônio tireoidiano é diária, em jejum, e a dose pode ser ajustada de acordo com a evolução da gravidez.

O hormônio tireoidiano não faz nenhum mal ao bebê. Com isso, a mãe pode continuar com a amamentação sem problemas. Em alguns casos, os níveis de hormônios tireoidianos podem voltar ao normal após a gravidez, por isso novos exames devem ser realizados.


___________________________

Gabriele Denti De Geroni

Médica Endocrinologista e Metabologista

CRM/RS 38.463 | RQE 34.821

bottom of page